SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.

OBRIGADO PELA VISITA. VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Além de visitar, PARTICIPE, opine, dê idéias, escreva textos e faça conosco esse blog. Estamos sempre esperando por você. VOCÊ é essencial para nós.

FAÇA O BLOG CONOSCO, ALÉM DE ACESSÁ-LO, VOCÊ TAMBÉM pode NOS ENVIAR INFORMAÇÕES, NOTÍCIAS, DENÚNCIAS...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Projeto Xiquexique desenvolve ações cidadãs no sertão da Paraíba

O Projeto Xiquexique é uma associação não governamental, coordenada pelo professor da UFPB, Pedro Nunes Filho - PhD em Comunicação - que está situada no Sítio das Pedras - Cajueiro, município paraibano de Catolé do Rocha.

O objetivo é desenvolver atividades sócio-educativas e promover intercâmbio de informações entre a população da zona rural e a urbana, enfatizando as questões de cidadania, cultura e meio ambiente.
O campo de atuação do Xiquexique são as ações cidadãs de cultura e meio ambiente voltadas para crianças, jovens e adultos.

O projeto está instituído como espaço aberto para visitação de escolas, pesquisas, campo de estágio para universitários e projetos de intercâmbio, desde que sejam voltados à participação comunitária e discussões sobre cidadania, por meio da cultura e de ações voltadas para a agricultura e o meio ambiente.
As ações cidadãs relativas ao meio ambiente do Projeto Xiquexique são materializadas através de mecanismos participativos de comunicação e educação ambiental. O princípio básico que norteia essa concepção de sustentabilidade é o aprimoramento da consciência dos sujeitos que são os protagonistas de processos sociais e sua relação com a natureza.
Essas ações cidadãs estão centradas na natureza do semi-árido (caatinga), na questão da água, fauna, flora, alternativas com agricultura, manejo sustentável do solo, propostas com irrigação estudos aplicados de ecologia, biologia, botânica entre outros.
O público-alvo do projeto são crianças, adolescentes e adultos da zona rural e urbana de Catolé do Rocha.
O Projeto está concebido como um espaço aberto para visitação de escolas, realização de estágios, projetos e intercâmbios que resultem em participações comunitárias, discussão da cidadania através da cultura e ações voltadas para agricultura e meio ambiente. Espaço aberto para visitação e participação do público em geral.
O Projeto Xiquexique está situado em uma área de 35 hectares, no Sítio das Pedras, zona rural do municipio de Catolé do Rocha, no alto sertão da Paraíba. Trata-se de uma região extremamente castigada pela seca (caatinga), baixa produção de alimentos e, consequentemente, marcada pela desigualdade econômica.

O Sítio das Pedras, local onde se situa o projeto e espaço onde são desenvolvidas as ações cidadãs de cultura e meio ambiente, está ladeado por outras áreas rurais (Cajueiro, Boqueirão, Trapiá, São Gonçalo, Maniçoba..) cujas comunidades são também o alvo do Projeto Xiquexique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário